Estude em um Coworking
Estudar em um Coworking? Excelente ideia!

As funções de um coworking podem ser muito mais amplas do que apenas um espaço físico para empreendedores trabalharem. Uma vez que, devido às características desse local, eles são espaços ideais para atividades que exigem concentração, como: estudar
para um vestibular ou concurso público, escrever trabalhos de conclusão de curso, monografia de mestrado ou tese de doutorado, entre outros. Assim, nota-se seu benefício em atividades voltadas à área da educação: Aposte na modernização deste setor! O mercado de economia compartilhada em tal área é pouco explorado no Brasil existindo grande demanda por serviços que atendam a essas expectativas.
Estudantes e professores buscam, cada vez mais, por espaços acessíveis e bem equipados para aumentar a produtividade nos estudos. Já é um conceito bastante conhecido o de networking para negócios dentro de coworkings e o mesmo pode acontecer com a troca de conhecimentos entre concurseiros ou vestibulandos, por exemplo.

Dessa forma, a dinâmica de troca de conhecimentos nesse espaço se torna muito mais intensa aumentando a motivação dos estudantes em atingir seus objetivos.

Coworking para Estudantes

Muito conhecido por empreendedores e freelancers, os coworkings passam a ter cada vez visibilidade aos estudantes em busca de um ambiente propício aos estudos. Esse espaço possui todos os recursos necessários, como mesas e cadeiras de trabalho, internet, impressoras, espaços individualizados, além de se localizar longe das distrações existentes em casa. Como a grande maioria dos estudantes precisa conciliar trabalho e estudo, quanto mais bem equipado e de fácil acesso for um coworking, mais benefícios trarão aos
estudantes. Dentre os maiores estão a economia de tempo, dinheiro e o alcance de melhores resultados no estudo e produtividade.

Aulas EAD

Iniciar e dar continuidade a um curso EAD pode ser um verdadeiro desafio a muitas pessoas, pois o ambiente das aulas é a própria casa. Repleto de distrações e, por vezes, com um sinal de internet insatisfatório, assistir aulas online na própria residência pode ser estressante e pouco produtivo. Há quem opte por tentar se concentrar em locais como cafés e lanchonetes, no entanto se deparam com um fluxo constante de pessoas, e novamente, inúmeras distrações. Escolher um coworking para dar andamento aos estudos EAD pode ser a melhor forma de obter a concentração necessária ao aprendizado e evitar a procrastinação. A consequência ao marcar dias e horários na semana para estudar em um espaço compartilhado é clara: maior desempenho e rapidez no alcance do objetivo.

Coworking para professores

Espaços compartilhados de trabalho possuem como grande característica o fato de ser um local democrático incluindo diversos tipos de profissionais. Assim, os coworkings podem oferecer muitas possibilidades de trabalho e inovações não apenas a estudantes, mas também aos professores. Esses profissionais possuem frequentemente a demanda de dar aulas particulares individualizadas ou a pequenos grupos sendo o espaço uma excelente solução por contar com uma infraestrutura completa ao aprendizado.
Esse espaço compartilhado também pode ajudar na rotina diária como ponto de parada a profissionais da educação que precisam se deslocar para diferentes ambientes de trabalho aproveitando os intervalos entre as aulas dentro do coworking para
elaborar aulas, corrigir provas e até mesmo fazer um intervalo e desfrutar de um gostoso cafezinho.

Vantagens

Sabe-se que, nem todo estudante, seja vestibulando, concurseiro, universitário ou da pós-graduação, possui um ambiente propício aos estudos. E os problemas podem ser os mais variados como as distrações geradas pela família ou animais de estimação com barulhos que geram a perda da concentração. Por sua vez, coworkings ofertam espaços sendo possível fechar pacotes mensais, por hora ou dia, de acordo com as necessidades de cada estudante.
Poucas pessoas conhecem essa nova possibilidade de uso do espaço de um coworking voltado à educação. Tal modalidade está ganhando cada vez mais força no mercado e é a grande aposta do futuro para esses ambientes. Por isso, independente do seu foco de
estudo, conheça as vantagens e benefícios de estudar em um espaço compartilhado e aproveite todas as vantagens que esse ambiente irá proporcionar!

Ler Mais
0
Influência do Coworking na vida do Empreendedor

Com origem em 2007 no Brasil, o coworking, como um modelo e espaço de trabalho, se consolidou rapidamente representando um mercado em grande expansão. Atualmente, existem escritórios compartilhados em todo o país, no entanto, seu grande pólo de concentração é em São Paulo. A inovação, interação e networking constante comprovam que os coworkings promovem uma experiência aos empreendedores e não apenas uma mesa de trabalho.
As possibilidades de uso da inovação, criatividade e reinvenção desses espaços compartilhados são infinitos. Hoje em dia existem também os coworkings “temporários” em cafés, pubs, restaurantes e bares onde esses espaços se transformam em postos de trabalho em períodos fora do horário comercial ou, até mesmo, simultaneamente às atividades fins do local. Essa inovação promove uma renda extra ao dono do estabelecimento e um menor custo ao adepto.
Assim, baseando-se em dados do censo 2018 sobre coworkings no Brasil e a pesquisa global de 2015 sobre o mesmo setor, vamos trazer informações sobre a influência do coworking na vida do empreendedor.

Confira!

Melhoria no relacionamento com as pessoas

Um dos grandes benefícios para adeptos de coworkings, se não o maior deles, é a capacidade de fazer networking nesses espaços. A interação com outras pessoas de diferentes áreas e conhecimentos é exponencializada com o compartilhamento de ideias e experiências. Assim, esse ambiente pode resultar em formações de parcerias e geração de novos negócios. Além disso, em um espaço compartilhado você aumenta a habilidade de conviver com outros profissionais.

Flexibilidade e liberdade

A utilização de coworkings promove grande flexibilidade ao trabalho e sensação de liberdade trazendo benefícios no dia-a-dia das pessoas. Com relação a flexibilidade, no censo de 2018, muitos coworkers afirmaram que gostariam que os seus locais de trabalho ficassem abertos 24 horas durante os 7 dias da semana.
Assim, podemos concluir que, o trabalho em escritórios não-convencionais promove mudanças de hábitos como na locomoção e alimentação, por exemplo. Por esse motivo, é muito comum escutar que esses espaços compartilhados representam um lifestyle, ou seja, estilo de vida, pois influenciam diretamente na rotina diária dos adeptos influenciando na maior qualidade de vida.

Aumento na qualidade de vida

É comum sentir que os escritórios convencionais são ambientes estressantes. Por isso, na pesquisa global de 2015, 70% dos coworkers afirmaram se sentir mais saudáveis trabalhando em espaços compartilhados em comparação com ambientes comuns de trabalho. São vários os fatores que influenciam nesse sentimento, mas o principal é relacionado ao ritmo mais leve de trabalho com pausas para descanso, café ou bater-papo com os colegas. Assim, esses profissionais levam uma rotina mais sustentável em substituição a cultura workaholic. Esse aumento na qualidade de vida gera maior disposição e produtividade na execução das atividades diárias.
Meios mais sustentáveis de locomoção
Como já abordamos acima sobre o conceito de lifestyle, a mudança de comportamento aos adeptos de coworkings, esses profissionais buscam escritórios compartilhados mais próximos de casa visando perder menos tempo no trânsito. Assim, os empreendedores evitam o desperdício de tempo no deslocamento podendo optar por chegar ao trabalho de bicicleta ou caminhada como meios mais sustentáveis de locomoção.

Tarefas no prazo

É comum haver inúmeras distrações no home office, além da ausência de um espaço próprio para trabalho compartilhando cômodos da casa com a família. Por isso, em um coworking o cenário é bastante diferente, já que todos que estão lá possuem o mesmo foco nas atividades e produtividade gerando a entrega de tarefas no prazo estipulado. Cabe destacar também que, trabalhando em espaços compartilhados, os profissionais deixam de ocupar seu tempo resolvendo demandas administrativas e burocráticas como luz, internet, manutenção de equipamentos, contrato de aluguel, entre outros.

Confiança, foco e motivação

Na pesquisa global, 90% dos coworkers disseram se sentir mais confiantes ao trabalhar em espaços compartilhados. Esse dado mostra que estar presente em um ambiente com tantas vantagens e focado em um trabalho mais saudável e inovador traz influência na confiança de quem trabalha.
O foco também foi explorado na pesquisa e 68% dos coworkers afirmaram ter maior foco trabalhando no escritório compartilhado. Quem já trabalhou em um coworking sabe que a energia do local é diferente sendo contagiado por um clima de determinação e inovação com uma pessoa incentivando a outra. Assim, torna-se apenas questão de tempo para os resultados aparecerem.
Por fim, 82% dos coworkers afirmaram que a motivação aumentou muito influenciando o ritmo de trabalho. E a razão dessa afirmação é simples quando compara-se os coworkings com os escritórios antigos e ultrapassados de trabalho ou com o ambiente de home office repleto de distrações e motivos de procrastinação.

Em sua empresa, o coworking é uma realidade?

Os benefícios de trabalhar em um espaço compartilhado são tantos que até poderíamos trocar a palavra “influência” por “vantagens”, já que possuem muita relevância na melhoria da qualidade de vida e produtividade do trabalho.
Dessa forma, a cultura de economia colaborativa está crescendo e ganhando cada vez mais novos profissionais no mundo por ser um investimento em suas carreiras. O conceito de coworking não pode ser apenas relacionado a um espaço físico de trabalho, mas sim a um estilo de vida com a construção de uma nova maneira de consumir recursos e realizar atividades profissionais.

Ler Mais
0
Coworking = Redução de Custos

Ao longo dos últimos cinco meses, a pandemia causada pelo Covid-19 se espalhou de  forma exponencial. Números atualizados do mês de março de 2020 mostram mais de 4  milhões de infectados e quase 300 mil mortos em todo o mundo. Esse novo panorama  mundial está resultando em uma nova forma de viver a vida com inúmeras modificações  nas relações pessoais e profissionais. Nesse cenário, milhares de pessoas estão sendo  obrigadas a trabalhar em casa, enquanto os espaços de muitos escritórios e empresas não  possuem previsão de reabrir.

  • Mas será que esse será o fim dos tradicionais edifícios comerciais de empresas na área de serviços?

Bom, essa lógica de relações de trabalho construída por séculos dificilmente será  totalmente rompida. Acontecerá uma mudança de paradigma, que já se iniciou, com a forte  adoção de novos espaços como os coworkings. Estes, que por sua vez, possuem um perfil  de público fora do grupo de risco do coronavírus.

 

Oportunidade no mercado

Considerando que os coworkings entram no meio termo entre home office e o escritório tradicional, existe uma grande oportunidade de crescimento para esse setor durante e pós-pandemia. Através da experiência atual vivenciada e com empresas mais abertas ao  trabalho remoto, a migração dos funcionários para o coworking será grande e necessária  por vários motivos. Por um longo período de tempo, os escritórios não poderão funcionar  com a capacidade máxima de 100% de ocupação resultando em uma parcela dos  colaboradores dispensados para trabalhar em casa e outra parte em espaços  compartilhados de trabalho.
Dessa forma, utilizado por profissionais remotos de diferentes empresas, os coworkings serão cada vez mais requisitados para aquelas pessoas que não conseguem se adaptar ao  trabalho em casa ou preferem ter um contato humano mínimo para trocas de  conhecimentos durante o dia sem se expôr ao risco de contaminação em ambientes  superlotados.

 

Economia de recursos

Esse novo desafio mundial de estabelecer relações de trabalho remotas possui um efeito positivo no aumento de produtividade dos colaboradores com menos faltas e insatisfações. Por outro lado, do ponto de vista econômico, uma grande problemática com a crise atual é a recessão econômica onde muitas empresas se questionam se será possível ter rentabilidade nesse novo cenário. Uma grande saída pode se iniciar com a mudança de endereço: da sede para um coworking. 
Essa transferência do local de trabalho, para a totalidade ou parcialidade dos funcionários, acarreta em uma redução significativa nos custos de operação e manutenção de um negócio. Essa economia de recursos já inicia no período de instalação com um total de  investimento inicial igual a zero.

Isso mesmo! Essa transferência de sede não acarreta em custos aos novos coworkers, pois a infraestrutura de trabalho já está pronta no coworking, desde a internet até o cafezinho. Cabe ao funcionário apenas levar seu computador pessoal e iniciar o dia.
A economia após a instalação continua durante todo o mês de trabalho com uma taxa única (mensalidade) que representa todos os custos fixos e variáveis divididos entre os demais trabalhadores remotos do local, como energia, internet, condomínio,  telefone, limpeza, entre muitos outros. Além disso, o profissional passa a ter acesso a uma rede de relacionamentos, networking e colaborativismo que não seria possível em um escritório tradicional.

 

Muito + Benefícios

Além das grandes economias financeiras, o trabalho em coworkings acarreta em muitos outros benefícios aos negócios como o fomento da criatividade e inovação através da interação com outros profissionais de diferentes áreas, o ambiente relaxante, os eventos e  encontros.
O foco no trabalho nesse ambiente também é maior! Apenas quem já trabalhou em um coworking sabe quanto a energia do lugar é diferente em comparação a um escritório tradicional. Por mais distintos que sejam os objetivos entre as pessoas ao seu redor, o clima  de determinação e incentivo é contagiante aumentando o foco nas suas atividades. 
O aumento da disposição e o sentimento de estar mais saudável também é um benefício sentido pelos coworkers. Enquanto as sedes convencionais de trabalho costumam constituir um ambiente estressante, o coworking caminha na direção oposta com um local mais leve sem a necessidade de cumprir horários comerciais. Como consequência, há o aumento da produtividade e melhoria na qualidade de vida.

Experimente você também!

De forma geral, os coworkings representam uma tendência no Brasil, já bem estabelecida nos Estados Unidos.

Segundo estimativas, 40% do espaço de trabalho de um colaborador fica ocioso por grande parte do dia evidenciando novas formas de se flexibilizar o ambiente.
Assim, como vimos nesse conteúdo, os benefícios da instalação de funcionários ou empresa em um espaço compartilhado são inúmeros destacando a redução dos custos, fator determinante na lucratividade do negócio nesse momento de crise.

analise as opções e escolha um coworking que seja a cara da sua empresa!
Ler Mais
0
Empreendedorismo: Princípios Norteadores

O empreendedorismo como subdivisão da área de negócios, possui raízes importantes em diversas áreas mais antigas e bem estabelecidas – e há bons motivos para isso!

  • Ele é um campo de estudo que busca entender como surgem as oportunidades para criar novos produtos ou serviços, novos mercados, processos de produção, formas de organizar as tecnologias existentes ou matérias-primas e como são descobertas por pessoas específicas que então usam vários meios para explorá-las ou desenvolvê-las.

Essa definição implica que, para entender o empreendedorismo como um processo – e como uma atividade na qual os empreendedores se envolvem – é fundamental considerar:

  • 1 – as condições econômicas, tecnológicas e sociais das quais as oportunidades surgem
  • 2 – as pessoas que reconhecem essas oportunidades (empreendedores)
  • 3 – as técnicas de negócios e estruturas jurídicas que elas usam para desenvolvê-las e;
  • 4 – os efeitos sociais e econômicos produzidos por tal desenvolvimento

TODOS esses elementos desempenham um papel no empreendedorismo e DEVEM ser levados em consideração para podermos entender totalmente esse processo que é bem complexo!

1. O EMPREENDEDORISMO É UM PROCESSO

Acredita-se que o empreendedorismo passou a ser visto mais como um PROCESSO em andamento do que como um EVENTO ÚNICO.

  • Primeiro: se tem a geração de uma ideia para uma nova empresa e/ou reconhecimento de uma OPORTUNIDADE
  • Segundo: reunião dos recursos (financeiros, humanos, computacionais) para se fazer um desenvolvimento
  • Terceiro: lançamento do novo empreendimento (administrar/colher recompensas)
2. EM CADA FASE DO PROCESSO, TODAS AS VARIÁVEIS DESEMPENHAM UM PAPEL

Vamos explicar isso com um exemplo: considere a questão do reconhecimento de oportunidades. Certamente, esse processo ocorre nas mentes de pessoas específicas e reflete o impacto das variáveis de nível INDIVIDUAL, como o reconhecimento existente e a história de vida da pessoa.

  • Mas o reconhecimento de oportunidades não pode correr a menos que algo potencialmente lucrativo surja das condições ECONÔMICAS, SOCIAIS e TECNOLÓGICAS em constante mudança (fatores de nível social).
  • Além disso, as outras pessoas com quem o empreendedor tem contato são frequentemente importantes fontes de informação e podem desempenhar um papel fundamental no reconhecimento de oportunidades (fatores de nível grupal).
  • Resumindo, os 3 níveis (INDIVIDUAL, GRUPAL E SOCIAL) são altamente relevantes e devem ser considerados para que se entenda totalmente o reconhecimento de oportunidades.
3. NÃO HÁ SEPARAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Existem dois lados: de um lado, busca maior entendimento do processo (como se desdobra e os diversos fatores que o modelam e determinam o sucesso dos empreendedores) e, de outro, a preocupação em fornecer aos empreendedores as informações práticas e habilidades que precisam para atingir seus objetivos.

  • Há alguma “falta de conexão” entre esses dois objetivos? DE FORMA ALGUMA!

O conhecimento sistemático e um maior entendimento são necessários para uma prática bem sucedida!

Em outras palavras, devemos entender a natureza básica do empreendedorismo como um processo antes de continuarmos com a tarefa de fornecer aos empreendedores a ajuda prática de que tanto buscam (incansavelmente, diga-se de passagem!).

4. MUITAS PERSPECTIVAS PODEM CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO DA SUA TOTALIDADE

A área do empreendedorismo é eclética por si só: tem raízes importantes em muitas disciplinas mais antigas e mais bem estabelecidas, como a economia, a psicologia, a administração e a sociologia.

  • Cada uma dessas áreas fornece uma perspectiva diferente e pode contribuir significativamente para nossa compreensão do empreendedorismo como pio norteador que adotamos.

 

EM TESE: Acredita-se que para alcançar esse estimado EQUILÍBRIO devemos sempre nos mantermos atualizados entre TEORIA e PRÁTICA. É como um ciclo, estuda – aplica – mede e assim sucessivamente até alcançar o almejado sucesso.

 

 

Ler Mais
0
09-03-3
Você quer crescer? Compartilhe!

Segundo a definição do dicionário, compartilhar é verbo transitivo direto e indireto que significa “ter ou tomar parte em ou de alguma coisa” “participar de” ou bitransitivo quando quer dizer “compartir ou partilhar algo com” … Mas compartilhar é muito mais do que um verbo, é uma tendência mundial, remete ao coletivo, colaboração, divisão.

(mais…)

Ler Mais
0
09-03-2
Produtividade e Coworking

Já era o tempo em que as pessoas trabalhavam sob o horário comercial… há quem diga que se pode ser muito mais produtivo trabalhando 4 horas por dia do que 10 horas sem o seu devido foco. Você concorda? Se não, está na hora de rever os teus conceitos! (mais…)

Ler Mais
0
Open chat