09/03

O Coworking surgiu nos Estados Unidos, em 2005, quando o engenheiro de software Brad Neuberg fundou o escritório chamado Hat Factory, em São Francisco, junto com os seus amigos.

Neuberg abriu as portas para aqueles profissionais que precisavam de lugar para trabalhar e queriam trabalho no mundo, em 6 continentes.

No Brasil existem 1194 espaços de coworking ativos, crescendo 48% em relação a 2017, segundo a edição 2018 do Censo do portal Coworking Brasil.

O Estado de São Paulo ocupa o topo da lista de regiões com maior número de espaços de trabalho – abriga sozinho 465 espaços.

Várias iniciativas estão surgindo no mercado brasileiro para ajudar com que mais pessoas conheçam o termo e experimentem esse novo modelo de trabalho.

Seja através de eventos ou até mesmo experimentar um dia de trabalho gratuito nesses espaços. Onde empreendedores e empresas estão utilizando o coworking no Brasil, seguindo a tendência do futuro do trabalho.

O que é coworking?

 

Responder essa pergunta pode ser mais complexo que parece. Mas de maneira a simplificar a filosofia do coworking, pode-se dizer que é um espaço compartilhado de trabalho ou empresa que dispõe de estrutura necessária para que outras empresas ou grupos de pessoas usufruam do local e desenvolvam seus negócios naquele ambiente.

Explicar o que é coworking é complexo porque se trata não somente de um espaço, mas de uma filosofia sobre o uso daquele ambiente/estrutura que foi desenvolvido especialmente para ser usado de maneira colaborativa, onde empresas ou grupos de pessoas se reúnem para atuar de forma que um colabore com o crescimento do outro propiciando assim um networking cada vez maior entre quem o utiliza.

Portanto, os profissionais que trabalham nesse tipo de ambiente são os principais beneficiados.

De modo que aprendem com os colegas que usufruem do mesmo espaço, independentemente de partilharem a mesma formação acadêmica ou trabalharem na mesma empresa; aliás, quanto maior a diversidade de setores de trabalho e ocupações das pessoas, maior será o benefício da troca de experiências entre as pessoas que circulam no espaço.

O futuro do trabalho está cada vez mais diverso de forma a deixar a rotina de lado para priorizar a produtividade!

Assim, sua carreira não será marcada por uma rotina de todos os dias ver as mesmas pessoas e ficar restrito aquele grupo de profissionais que foram contratados pela empresa ou simplesmente trabalhar em seu próprio escritório home office de maneira solitária impossibilitando maiores trocas.

Como funciona?

 

O profissional paga por espaços que oferecem serviços e toda infraestrutura necessária de um escritório, como por exemplo: internet de alta velocidade, serviços de secretária, limpeza e organização.

Os ambientes de trabalho são individuais ou em grupo, salas de reuniões e área de convivência e o profissional escolhe pagar por hora, diária, semana ou mês, com ou sem direito ao uso de sala de reunião, o profissional escolhe o plano mais apropriado as suas necessidades.

Ao citar alguns benefícios, dois ganham destaques:  o profissional fica livre das inúmeras contas mensais de um escritório convencional e, pode obter endereço fiscal/ comercial e todo apoio de secretariado com linha telefônica exclusiva.

Por que optar pelo Coworking?

 

Quando alguém começa a empreender, uma das principais dúvidas que podem surgir é sobre o local onde vai iniciar seu novo negócio. A maioria destes novos empreendedores, estabelece seu empreendimento em sua própria casa, no que é conhecido como home office. Como alternativa o coworking parece ser bastante atrativo: uma das principais queixas era sobre o isolamento e a falta de infraestrutura.

Outro importante atributo é o custo-benefício e a possibilidade de fazer negócios, visto que esses espaços contribuem bastante para melhorar a capacidade de comunicação entre as pessoas, portanto, em poucos meses as vantagens se sobrepõem sobre os prejuízos.

De fato, trabalhar de casa pode ser bastante tentador, uma vez que estamos no conforto de nossa residência e que não contraímos novos custos.

Entretanto, se olharmos para essa situação por outra perspectiva, podemos perceber que o mesmo conforto que pode nos representar um ponto positivo, também pode nos trazer empecilhos. Por exemplo: receber um potencial cliente em casa não é lá muito profissional, certo?

Pois bem, um dos principais frutos que seu negócio pode ter, uma vez que estiver estabelecido em um espaço de coworking, é justamente o ganho de credibilidade perante seus potenciais clientes, parceiros e até concorrentes. Seu empreendimento deixa de ser visto como um negócio doméstico e passa a ser encarado com a devida seriedade.

Confira algumas vantagens que os escritórios de coworking podem lhe oferecer:

• Internet de Alta Velocidade

• Salas de Reunião

• Localização de destaque

• Segurança

• Cafeteria

• Recepcionista

• Ambiente sofisticado e design corporativo

• Linha telefônica própria

• Networking com empresas da rede

Patrícia Bolsoni

Fundadora e Diretora da iLtda Coworking Administradora formada pela PUCRS (pontifícia universidade católica do rio grande do sul), possui MBA em Marketing e Comunicação pela ESPM e mestrado em administração de empresas pela Unisinos.

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