Com origem em 2007 no Brasil, o coworking, como um modelo e espaço de trabalho, se consolidou rapidamente representando um mercado em grande expansão. Atualmente, existem escritórios compartilhados em todo o país, no entanto, seu grande pólo de concentração é em São Paulo. A inovação, interação e networking constante comprovam que os coworkings promovem uma experiência aos empreendedores e não apenas uma mesa de trabalho.
As possibilidades de uso da inovação, criatividade e reinvenção desses espaços compartilhados são infinitos. Hoje em dia existem também os coworkings “temporários” em cafés, pubs, restaurantes e bares onde esses espaços se transformam em postos de trabalho em períodos fora do horário comercial ou, até mesmo, simultaneamente às atividades fins do local. Essa inovação promove uma renda extra ao dono do estabelecimento e um menor custo ao adepto.
Assim, baseando-se em dados do censo 2018 sobre coworkings no Brasil e a pesquisa global de 2015 sobre o mesmo setor, vamos trazer informações sobre a influência do coworking na vida do empreendedor.

Confira!

Melhoria no relacionamento com as pessoas

Um dos grandes benefícios para adeptos de coworkings, se não o maior deles, é a capacidade de fazer networking nesses espaços. A interação com outras pessoas de diferentes áreas e conhecimentos é exponencializada com o compartilhamento de ideias e experiências. Assim, esse ambiente pode resultar em formações de parcerias e geração de novos negócios. Além disso, em um espaço compartilhado você aumenta a habilidade de conviver com outros profissionais.

Flexibilidade e liberdade

A utilização de coworkings promove grande flexibilidade ao trabalho e sensação de liberdade trazendo benefícios no dia-a-dia das pessoas. Com relação a flexibilidade, no censo de 2018, muitos coworkers afirmaram que gostariam que os seus locais de trabalho ficassem abertos 24 horas durante os 7 dias da semana.
Assim, podemos concluir que, o trabalho em escritórios não-convencionais promove mudanças de hábitos como na locomoção e alimentação, por exemplo. Por esse motivo, é muito comum escutar que esses espaços compartilhados representam um lifestyle, ou seja, estilo de vida, pois influenciam diretamente na rotina diária dos adeptos influenciando na maior qualidade de vida.

Aumento na qualidade de vida

É comum sentir que os escritórios convencionais são ambientes estressantes. Por isso, na pesquisa global de 2015, 70% dos coworkers afirmaram se sentir mais saudáveis trabalhando em espaços compartilhados em comparação com ambientes comuns de trabalho. São vários os fatores que influenciam nesse sentimento, mas o principal é relacionado ao ritmo mais leve de trabalho com pausas para descanso, café ou bater-papo com os colegas. Assim, esses profissionais levam uma rotina mais sustentável em substituição a cultura workaholic. Esse aumento na qualidade de vida gera maior disposição e produtividade na execução das atividades diárias.
Meios mais sustentáveis de locomoção
Como já abordamos acima sobre o conceito de lifestyle, a mudança de comportamento aos adeptos de coworkings, esses profissionais buscam escritórios compartilhados mais próximos de casa visando perder menos tempo no trânsito. Assim, os empreendedores evitam o desperdício de tempo no deslocamento podendo optar por chegar ao trabalho de bicicleta ou caminhada como meios mais sustentáveis de locomoção.

Tarefas no prazo

É comum haver inúmeras distrações no home office, além da ausência de um espaço próprio para trabalho compartilhando cômodos da casa com a família. Por isso, em um coworking o cenário é bastante diferente, já que todos que estão lá possuem o mesmo foco nas atividades e produtividade gerando a entrega de tarefas no prazo estipulado. Cabe destacar também que, trabalhando em espaços compartilhados, os profissionais deixam de ocupar seu tempo resolvendo demandas administrativas e burocráticas como luz, internet, manutenção de equipamentos, contrato de aluguel, entre outros.

Confiança, foco e motivação

Na pesquisa global, 90% dos coworkers disseram se sentir mais confiantes ao trabalhar em espaços compartilhados. Esse dado mostra que estar presente em um ambiente com tantas vantagens e focado em um trabalho mais saudável e inovador traz influência na confiança de quem trabalha.
O foco também foi explorado na pesquisa e 68% dos coworkers afirmaram ter maior foco trabalhando no escritório compartilhado. Quem já trabalhou em um coworking sabe que a energia do local é diferente sendo contagiado por um clima de determinação e inovação com uma pessoa incentivando a outra. Assim, torna-se apenas questão de tempo para os resultados aparecerem.
Por fim, 82% dos coworkers afirmaram que a motivação aumentou muito influenciando o ritmo de trabalho. E a razão dessa afirmação é simples quando compara-se os coworkings com os escritórios antigos e ultrapassados de trabalho ou com o ambiente de home office repleto de distrações e motivos de procrastinação.

Em sua empresa, o coworking é uma realidade?

Os benefícios de trabalhar em um espaço compartilhado são tantos que até poderíamos trocar a palavra “influência” por “vantagens”, já que possuem muita relevância na melhoria da qualidade de vida e produtividade do trabalho.
Dessa forma, a cultura de economia colaborativa está crescendo e ganhando cada vez mais novos profissionais no mundo por ser um investimento em suas carreiras. O conceito de coworking não pode ser apenas relacionado a um espaço físico de trabalho, mas sim a um estilo de vida com a construção de uma nova maneira de consumir recursos e realizar atividades profissionais.

Patrícia Bolsoni

Fundadora e Diretora da iLtda Coworking Administradora formada pela PUCRS (pontifícia universidade católica do rio grande do sul), possui MBA em Marketing e Comunicação pela ESPM e mestrado em administração de empresas pela Unisinos.

Open chat