09-03-3

Segundo a definição do dicionário, compartilhar é verbo transitivo direto e indireto que significa “ter ou tomar parte em ou de alguma coisa” “participar de” ou bitransitivo quando quer dizer “compartir ou partilhar algo com” … Mas compartilhar é muito mais do que um verbo, é uma tendência mundial, remete ao coletivo, colaboração, divisão.

Algum tempo, a gente vivia de olho no nosso concorrente para ficar sempre na frente conquistando assim, a sua atenção. Fato que por ser cada vez mais difícil “chamar atenção” a cultura do compartilhar e não do competir tem sido cada vez mais válida para formar parcerias que as vezes jamais conseguiríamos imaginar.

Podemos dar diversos exemplos sobre essa tendência e que tem incorporado no seus dias: Netflix, Spotify, Airbnb, Uber, Bla Bla Car, Bicicletas, Skooters, Couchisurfing…

A ação de compartilhar está em alta. Com o advento das redes sociais tanto na vida profissional quanto pessoal, espaços colaborativos, onde é possível contribuir com ideias e opiniões, são os ambientes mais procurados.

Nesse sentido, as empresas também estão interessadas em saber o que suas equipes têm a dizer e como elas podem colaborar e mudar os negócios.

 

O que significa o compartilhar?

 

Em linhas gerais, agir com um objetivo comum em mente para a formação de algo ainda melhor do que se tivesse sido feito de maneira individual.

As empresas, por sua vez, têm focado suas ações na construção de equipes conectadas e em sinergia, pois isso tem um grande impacto positivo a longo prazo.

Quando todos trabalham em prol de um objetivo em comum, com sinergia e em um ambiente de colaboração, é possível atingir melhores resultados muito mais rápido.

Um dos principais motivos que levam profissionais a optarem por coworkings é a redução de custos, mas há muito mais benefícios em trabalhar em um espaço compartilhado.

É como em um relacionamento, à primeira vista algo chama atenção, mas quanto mais se conhece mais qualidades você encontra. Um exemplo disso é compartilhar clientes, firmar parcerias, trocar ideias e experiências.

Além de ser um local dinâmico e democrático é como sair de um espaço fechado e recluso que é o escritório a ampliar horizontes.

Profissionalmente, juntar diferentes pessoas, com diferentes expertises e experiências é rico e positivo. Pessoalmente, é estar em um espaço alegre, dinâmico onde todos querem crescer e aprender.

Compartilhar é facilitar a vida das pessoas e a convivência em comunidade. É doação. Todos têm algo para compartilhar: um dom, talento, experiência, conhecimento, pensamento, sonho, arte.

 

Como despertar a cultura da colaboração?

 

Basicamente, ser uma empresa colaborativa significa conseguir engajar o time com os parceiros e clientes, fazendo com que todos tenham voz dentro da empresa e consigam expor seu conhecimento, gerindo-o e incentivando a aprendizagem social.

Segundo o site da Harvard Business Review Brasil,  muitas empresas vêm adotando o ambiente de trabalho colaborativo, como IBM, Citibank e Nasa.

Ao adotar essa cultura de colaboração, as empresas conseguiram reduzir suas taxas de erro em 75% e aumentar a produtividade em 10%. Impressionante, não é mesmo?

E se você acredita que nem toda empresa pode ter uma cultura colaborativa, está enganado! É possível começar a ter um perfil colaborativo com ações muito simples, como:

• definir um propósito comum;

• cultivar a ética da contribuição dentro da empresa;

• desenvolver processos que façam os colaboradores trabalharem juntos, com flexibilidade e disciplina;

• criar uma infraestrutura que valorize a colaboração e o compartilhamento.

Patrícia Bolsoni

Fundadora e Diretora da iLtda Coworking Administradora formada pela PUCRS (pontifícia universidade católica do rio grande do sul), possui MBA em Marketing e Comunicação pela ESPM e mestrado em administração de empresas pela Unisinos.

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